Pages

Ads 468x60px

"sprintrade network".. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Falha de controladores de voo quase causa colisão entre 3 aviões nos EUA

Uma falha cometida por controladores de voo quase causou um acidente aéreo envolvendo três aviões nesta terça-feira (31) perto do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, nos Estados Unidos, segundo o jornal “The Washington Post”.

Dois aviões tiveram sua decolagem autorizada na mesma rota utilizada por outra aeronave que pousaria no aeroporto. O erro foi percebido 12 segundos antes de uma possível colisão. A FAA, entidade que concentra o controle aéreo dos Estados Unidos, investiga o caso.

Segundo o jornal, as três aeronaves eram operadas pela companhia aérea US Airways. No total, elas levavam 192 passageiros e tripulantes. Todos chegaram a seus destinos sem problemas.

O incidente aconteceu por volta das 14h (horário local). O tempo estava ruim na região do aeroporto, e uma falha de comunicação entre os controladores fez com que não fosse dada a separação necessária entre as rotas dos aviões.

Com isso, o voo que seguia para o aeroporto teve seu pouso autorizado e seguia na mesma direção de dois aviões que haviam acabado de decolar. A torre de controle percebeu o erro e mudou a rota das aeronaves cerca de 12 segundos antes do impacto – previsão feita de acordo com a velocidade que ambos seguiam e a distância entre eles.

O piloto do voo que pousaria no aeroporto foi alertado e realizou uma manobra abrupta em direção ao sul para evitar os outros dois aviões.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário